Fala-barato

Fala-barato
This is not a parrot

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Obrigado Luís!!!!

O Luís Filipe Catarino (http://archive.4seephoto.com/index.php?10907124006272228280.0000168495675885245277312072011022733), através da lente da sua máquina, frequentemente nos oferece imagens que dispensam legendas.
Contudo, ao ver esta sua fotografia tirada em Loulé, aquando da última visita do Senhor Presidente da República à região, dei por mim a pensar em duas ideias que me saltam à vista na observação desta foto e que para mim representam dois grandes problemas do nosso país.

A primeira constatação é de carácter social.
O problema do envelhecimento da nossa população, com as respectivas consequências que este cenário traz ao Estado Social.
Cada vez mais os jovens optam por ter filhos mais tarde e, mais grave ainda, poucos.
Mas afinal, que incentivo tem um casal para ter mais filhos?
A rede pública de infantários é quase nula e não absorve sequer as necessidades actuais.
O incentivo fiscal à natalidade roça os limites do ridículo (haverá algum????).
A situação profissional precária de muitos pais, obriga a longas horas de trabalho, não sendo minimamente incentivada a vida familiar (ao contrário do que acontece em muitos países anglo-saxónicos, em que ficar a trabalhar fora de horas é mal visto), passando as crianças mais tempo na companhia dos professores e auxiliares de educação das escolas ou dos ATL's do que com os seus próprios pais.
É do conhecimento geral que o problema da natalidade trará, a médio e longo prazo, graves problemas ao sistema de Segurança Social do nosso país. O facto é que pouco ou nada se tem feito para inverter esta situação.
Conseguir criar mais do que um filho, é hoje em dia, um feito digno de destaque e ao alcance de muito poucos.

A segunda constatação é de carácter politico.
O problema da alienação dos mais jovens da vida política, social e económica do país.
O mais alto representante do nosso país visita uma qualquer região, e os jovens colocam-se à margem destas visitas, em que o Presidente da República tenta dar a conhecer exemplos de sucesso em diversas regiões do nosso país.
Não será fundamental que os jovens de hoje olhem para estes exemplos como janelas de oportunidade para o seu futuro?
Não será fundamental que os mais jovens (e os menos jovens também!!!) se interessem mais pela vida do nosso país e exijam mais dos seus governantes (quando digo exigir não é exigir direitos, mas sim qualidade e empenho dos mesmos na gestão da causa pública)?
Não será fundamental que todos deixemos de assobiar para o lado e de uma vez por todas arregacemos as mangas e trabalhemos em prol do desenvolvimento do nosso país em vez de esperar que o nosso vizinho faça isso por nós?
Eu estou a fazer a minha parte...e você?

Sem comentários: