Fala-barato

Fala-barato
This is not a parrot

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Mas os senhores importam-se?

Ouvir a comunicação social dissecar as primeiras medidas do Governo e a oposição a exigir os tais "cortes na gordura", governo este que (só para os mais distraídos) tomou posse há menos de 2 semanas, é no mínimo delirante.

Senão vejamos: uma semana após a tomada de posse, decreta-se que em viagens na Europa, os membros do Governo passarão a viajar em económica (para dar um exemplo, um voo Lisboa-Frankfurt-Lisboa em executiva - a meio da semana - custa cerca de 900 € e em económica custa cerca de 250 €), que as viaturas oficiais são para ser usadas unicamente em actos oficiais e não para uso total, que se extinguirão os Governos Civis, que se vão cortar cargos de direcção em alguns organismos do Estado e temos a oposição a dizer que não são medidas destas que irão resolver o problema das contas do Estado.
Na minha modesta opinião uma coisa urgente a dar aos portugueses são exemplos, para que rapidamente estejamos todos a contribuir para resolver o problema das contas do Estado.
E de preferência bons exemplos.

É que se se recordam, nos últimos 10, 15, 20 anos, os portugueses faziam aquilo que viam os outros fazer. Se o banco emprestava ao vizinho do 3º Dto para comprar o BMW, também haveria de emprestar ao do 4º Esq para o Audi.
E as férias? então o do 8º Frente foi para Cuba e o do 2º Dto ía para a casa dos sogros em Palmela? E o frigorifico? E a máquina de lavar eletrónica? E a Bimby? E o Plasma/LCD HD?
Entretanto alguém bate à porta para cobrar (e como não se podia pagar devolvia-se tudo menos o BMW ou o Audi, porque havia que manter a aparência - do tipo "Ó Luís fico melhor no Audi ou no BM?").
Foi o que aconteceu a Portugal.
Durante anos gastou o que tinha e o que não tinha e, como seria de esperar, um dia o cobrador do fraque (disfarçado de Angela Merkel) bateu à porta do Ministro das Finanças com a factura na mão.

Agora que temos um Governo que procura arrumar a casa dando uma série de exemplos para voltar a dar alguma credibilidade ao país, vem a oposição dizer que é tudo "show-off", simples medidas "popularuchas" para atirar areia para os olhos dos portugueses (e desculpem que Vos diga, que nestes dias, TODAS as pessoas -ainda bem que não conheço o João Galamba - com que tenho falado têm sido unânimes considerando uma surpresa muito positiva ver este Governo a tentar dar o exemplo).

Ora se é demagogia cortar nos cêntimos então por favor vamos ser todos demagogos.
É delirante ouvir políticos profissionais dizerem barbaridades do género: "não são 2 milhões de euros que resultarão de extinguir uns cargos de direcção que vão resolver a crise". Lógico, o dinheiro não é deles, ninguém os irá responsabilizar legalmente se estoirar 20 ou 30 milhões em projectos inócuos para a melhoria do bem estar dos contribuintes!!!
É verdade que um milhão, numa divida de muitos mil milhões de euros não fazem grande diferença (a mim faz, mas isso sou só eu que sou picuinhas), mas um milhão aqui e outro ali, rapidamente se chega à conclusão de que afinal são muitos milhões.
E convém recordar que o dinheiro que o Estado gasta todos os dias é dos contribuintes.
Por isso fico muito contente quando vejo um Governo a dar estes exemplos.
Por isso pergunto mais uma vez, os senhores importam-se de deixar os senhores governar? Nós, os contribuintes, agradecemos!!

Sem comentários: